Receitas

Arroz de Carreteiro

Ingredientes:
½ xícara (chá) de azeite
Três cebolas picadas
1,5kg de charque cortados em lascas e fervidos
Três tomates sem pele picados
½ kg de arroz parboilizado
Sal a gosto

Em uma panela de ferro, coloque o azeite e doure a cebola. Em seguida acrescente a carne e frite ate começar a grudar na panela. Adicione o arroz e deixe até desmanchar.

Misture o arroz, acerte o sal e acrescente agua até cobrir. Desligue o forno quando o arroz estiver cozido e ainda úmido.

Bolinhos de Chuva

1/2 colher (das de chá) de fermento em pó
Uma xícara (das de chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (das de chá) de açúcar
Um ou dois ovos
1/2 xícara (das de chá) de leite
Açúcar e canela para polvilhar
Óleo para fritar

Peneire todos os ingredientes secos e ponha em uma tigela. Faça um buraco no meio e junte o ovo batido e o leite. Mexa com uma colher de pau até formar uma massa homogênea. Aqueça o óleo e, com uma colher, pingue a massa na frigideira. Frite os bolinhos aos poucos até dourarem e passe no açúcar e canela. Sirva os bolinhos quentes ou frios, com ou sem chuva.

Dica MarSul: Não faça bolinhos muito grandes, para que não fiquem crus por dentro. Frite os bolinhos em um Tacho de Cobre. O tacho tem uma disseminação do calor extremamente homogênea e não gruda. Os seus bolinhos vão ficar dourados, crocantes por fora e deliciosos!

Geleia de Morango no Tacho de Cobre

Colocar cinco xícaras de morangos bem lavados, duas xícaras de açúcar e uma colher de sopa de suco de limão em um tacho de cobre e levar ao fogo. Não misture.

Deixe ferver até espumar e engrossar. Com uma escumadeira, retire toda a espuma. Verifique o ponto. Quando se gelificar, a geleia está pronta.

Paella de Frutos do Mar

Ingredientes:
½ xícara (chá) de azeite virgem
Uma cebola média picada
Quatro dentes de alho amassados
200g de vagem macarrão cortada em pedaços ou de ervilha inteira
Duas xícaras e meia (chá) de arroz
Duas colheres de açafrão
300g de polvo fresco cortado em pedaços
300g de lula fresca cortada em anéis
300g de mariscos sem concha
300g de camarões grandes e 300g de camarões médios, ambos frescos e inteiros
Sal e pimenta a gosto

Lave o arroz, deixe escorrer toda a água e reserve. Ferva a água com os mariscos entre 3 e 5 minutos. Separe-os do caldo e reserve.

Em uma paellera de 30 cm, aqueça o azeite e frite o alho e a cebola. Acrescente o arroz e o polvo, fritando-os por cerca de 3 minutos. Em seguida junte o caldo reservado e o açafrão, dissolva-os e deixe cozinhar por 10 minutos.

Acrescente a lula, a vagem/ervilha, os camarões médios e o sal e cozinhe por 5 minutos. Por último junte os camarões grandes e os mariscos, cozinhado por mais 5 minutos.

Depois é só decorar, polvilhar com a pimenta e servir.