Dicas

Para manter seus utensílios em boas condições, a MarSul lista algumas dicas e cuidados que farão seus produtos renderem ao máximo.

 

Utensílios de Cobre

Antes de cada uso sua peça de cobre necessita ser limpa. Passe limão com sal ou vinagre com sal na peça, sem necessidade de força na fricção. Enxague e seque-a bem. Sua peça ficará limpa da oxidação que o material naturalmente sofre e estará pronta para o uso ou linda para decorar o ambiente onde esteja.

Antes que o alimento esfrie totalmente, retire-o do recipiente de cobre ou não o reaproveite.O alimento que esfria na peça de cobre pode absorver o óxido que voltará a formar e isso pode ser prejudicial à digestão.

As peças exclusivamente decorativas que a MarSul oferece vêm com uma camada de verniz. Com o tempo, essa camada sai pela própria corrosão do ar e da umidade. Para limpá-las, faça o processo de limpeza da peça para uso. Se você quiser um aspecto envelhecido na sua peça decorativa, não faça essa limpeza; ela formará pontos de oxidação que escurecerão o material e darão um aspecto rústico.

 

Utensílios de Ferro Fundido

Após o uso, lave seus utensílios de ferro com sabão ou detergente neutro e os seque ao fogo, para evitar a oxidação da peça.

Se for guardar a peça de ferro, sem usá-la por longo tempo, pode conservá-la melhor untando sua superfície com gordura de sua preferência. Para isso, sempre evite o óleo de soja, pois pode causar forte odor na peça após certo tempo.

 

Utensílios de Barro

Antes do primeiro uso, as peças de barro do Espírito Santo têm que passar por uma “cura”, que evita que a peça trinque ou quebre em contato com o fogo. Unte toda a panela com óleo leve (canola, girassol ou milho) e leve-a ao fogo baixo até que seja todo absorvido. Desligue o fogo e aguarde esfriar para lavar. Depois disso, sua peça está pronta para ser usada normalmente.

As de barro vitrificadas devem ficar imersas em água, temperatura ambiente, por duas horas. Depois deixar a água escorrer bem para usá-las.

As peças de barro são relativamente frágeis, então tome cuidado com choques térmicos e não use talheres de metal no material, pra evitar desgaste da peça.

Como o barro é um material poroso, evite utilizar sabões com cheiros fortes, dando preferência a sabões ou detergentes neutros.

 

Utensílios de Pedra Sabão

Assim como as panelas de barro, as de pedra também precisam passar pela cura, sendo nesse material o processo um pouco diferente. Unte a panela por dentro e por fora com azeite leve e encha a panela com água. Deixe ferver de 30 a 40 minutos. Após desligar o fogo, deixe esfriar completamente e repita o procedimento, em um dia alternado.

Também assim como o barro, recomenda-se que os cuidados com a pedra sabão sejam quanto à não exposição a choques térmicos e à utilização de sabões ou detergentes neutros para sua limpeza.

 

Materiais em Bronze

O bronze é altamente resistente à corrosão, no entanto, se você mora em um lugar muito úmido ou com maresia, uma leve camada de oxidação pode se formar na superfície da sua peça. A limpeza é bem simples e pode ser feita com qualquer produto polidor.

 

Utensílios em Madeira

Enquanto estiver cozinhando, evite deixar suas colheres de madeira dentro das panelas. Isso evitará que o alimento penetre na madeira e prejudique o material.

Se quiser valorizar a cor da madeira de suas peças, passe um pouco de óleo ou azeite com pouco cheiro em um pano e lustre a peça.

Se for decorativa, a vaselina ou um lustra-móveis serão as melhores opções.